Inspiração, Verdade e Propósito

Inspiração, Verdade e Propósito

O Viver Congressional Apropriado

Essa mensagem pode ser assistida em: 

https://www.youtube.com/live/nUIOVsAYtwc


Jesus é o Senhor, graças ao Senhor. O coração do homem faz planos, mas a resposta certa vem do Senhor.


Eu tinha preparado uma comunhão para essa noite, e como sempre minha esposa me ajuda. Eu faço alguns esboços, depois converso com ela, apresento para ela. Ela falou: "O que você achou? Deu duas horas, né? Acho que não vai dar, você nem comentou. Deu duas horas, imagina." Esse esboço para hoje à noite tinha 10 páginas, estava resumido, porque, afinal de contas, como diria Paulo, "Logo passaram 14 anos," então tem bastante coisa para contar.


Surpreendentemente, no caminho do apartamento até o carro, minha Bíblia sumiu. Minha Bíblia sumiu com uma bolsa preta de pano que cabe direitinho a Bíblia e o esboço. Era algo muito valioso, mas acabou que não chegou aqui. Graças ao Senhor, o Everaldo, que tem a mesma Bíblia que costumamos usar, me emprestou a dele. Não está marcada aqui, mas está marcada segundo a visão do Everaldo. Mas é a mesma visão, graças ao Senhor.


Então, irmãos, é uma noite bem livre, porque aquilo que o Senhor tinha preparado, o Senhor não deixa para lá. Vamos dar os planos aqui, mas claro, irmãos, tem coisas que já estão inscritas no nosso coração. Nesse tempo de comunhão, é melhor darmos muita liberdade para o Senhor, amém.


Queria começar nossa comunhão com o livro de Hebreus, capítulo 13. Na minha versão textual, pode parecer um pouco preocupante, mas não é. Hebreus capítulo 13 não é totalmente ruim, tem várias coisas. Começar desse jeito, se vocês olharem na numerologia da versão textual, é meio assustador até, mas graças ao Senhor, dois filhos meus nasceram dia 13 de dezembro. Então, graças ao Senhor.


Hebreus 13:22: "Rogo-vos, irmãos, que suporteis esta palavra de exortação, já que vos escrevi brevemente em 13 capítulos, mas um resumo de uma longa experiência neotestamentária." O significado dessa palavra "exortação" não é bem o que estamos pensando. Exortação, do grego "paraclesis," significa convocação, aproximação, importação, súplica, solicitação, exortação, admoestação, encorajamento, consolação. E nós temos aqui essa palavra 28 vezes. A primeira delas está em Lucas 2:25: "Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, homem justo e piedoso, que esperava a Consolação de Israel." Enquanto nestes dias somos exortados, significa que o Senhor também está nos consolando.


Haverá um momento, irmãos, no final dessa etapa que estamos vivendo, que será posto um tribunal nos céus. Quando esse tribunal for colocado, o Senhor Jesus deixará sua função de paraclesis para se tornar juiz. Mas enquanto o Senhor está nos exortando, Ele também está nos consolando e encorajando. A maioria das traduções dessa palavra é "consolação" e "encorajamento," então é uma situação absolutamente positiva.


O livro de Hebreus é muito importante e profundo. Tem cinco exortações/consolações. No Novo Testamento, temos os quatro Evangelhos que descrevem o ministério terreno do Senhor Jesus, seu viver, sua obra, seu ensinamento e sua profecia sobre os últimos dias. A partir de Atos, Ele assume sua função como grande sumo sacerdote nos céus, dispensando sua vida e encorajando sua igreja para o cumprimento de sua missão, até que Ele volte para estabelecer seu reino na Terra.


A missão da igreja pode ser resumida em cinco verbos:

  • Ser testemunha: "Vós sereis minhas testemunhas." A pessoa deve ser um vaso adequado para o Senhor preencher e usar.

  • Proclamação do Evangelho: O evangelho de Cristo deve ser proclamado em toda a terra habitada.

  • Cooperar na edificação do corpo de Cristo: A igreja deve cooperar com a edificação, aperfeiçoamento dos santos e crescimento da vida até alcançar a estatura da plenitude de Cristo.

  • Lutar contra o reino das trevas: Essa luta tem um aspecto defensivo (a armadura de Deus) e precisa de um viver congregacional apropriado.

  • Influenciar a sociedade como sal e luz: Purificar relações e iluminar pessoas, sem estruturar nada com sal e luz, pois o reino de Deus não é deste mundo.


A responsabilidade da igreja é com as quatro primeiras missões, enquanto influencia a sociedade. A igreja deve manter sua neutralidade cristã até a volta do Senhor.


Paulo, em suas cartas, enfatiza a centralidade de Cristo, a autoridade das Escrituras, o governo do Espírito e o sacerdócio universal. Ele adverte contra ensinamentos diferentes e exorta a manter a fé e boa consciência. A carta de Hebreus encoraja a não abandonar a Assembleia e a considerar uns aos outros para estímulo do amor e das boas obras.



Share This Post

Post Navigation

Leave a Reply

Post Tags

related Posts

FaLang translation system by Faboba